Enfrentando o desemprego: o que fazer?

[ Desemprego ] Segundo dados da última pesquisa realizada no primeiro mês deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,6% no último trimestre de 2018, atingindo 12,2 milhões de brasileiros. 

Mas por outro lado, o Brasil está rumo a saída da crise….. novos postos de trabalho estão sendo abertos, economia com previsão de ficar estável e a indústria está cada vez crescendo. 

Mas se você continua enfrentando dificuldade na sua recolocação, a boa notícia é que com as nossas dicas você poderá atravessar este momento com mais segurança e tranquilidade.

Então continue lendo este artigo para saber mais sobre:

 1 – O desemprego é o recomeço para um novo emprego
2 – Você merece um currículo campeão para um momento como esse
3 – Saia da zona de conforto e volte para a rotina
4 – Continue aperfeiçoando-se
5 – Procure ajuda quando achar necessário

1 – O DESEMPREGO É O RECOMEÇO PARA UM NOVO EMPREGO

Enfrentando o desemprego

Em primeiro lugar, não desanimar é uma boa dica para não atrapalhar na sua busca por novos objetivos. Manter a calma enquanto você busca uma nova oportunidade, ajuda muito. 

Entenda! Não se deixe abater. Ansioso, irritado e até mesmo confuso, tudo isso é normal, você é humano e estes são sentimentos naturais neste processo. Continuar buscando vagas e acreditar no seu potencial é muito importante! 

Quando você assiste ao noticiário, reconhece que não está sozinho e milhões de pessoas estão na mesma situação. Isso não significa que o barco está afundando, significa apenas que a economia passa por altos e baixos. 

Mas também reconheça que você provavelmente estará de volta ao trabalho mais cedo ou mais tarde. Todas as crises uma hora terminam. E o desemprego faz parte de uma estagnação da atividade econômica de um país.

É nesse momento que você deve aproveitar para se perguntar sobre sua carreira: Para onde eu vou a partir daqui? 

Um processo de Coaching, pode te ajudar muito nessa reflexão de sua carreira, para focar nos objetivos e traçar metas mais assertivas as suas necessidades.

2 – VOCÊ MERECE UM CURRÍCULO CAMPEÃO PARA UM MOMENTO COMO ESSE

Enfrentando o desemprego(1)

Antes de seguir a diante, faça uma análise da sua trajetória profissional, das atividades que você já desenvolveu, das contribuições e também dos pontos fortes e que pode melhorar ainda, além da sua formação acadêmica e o que você quer para sua carreira daqui pra frente.

Após isso, o 1º passo é atualizar o seu currículo em todas os sites de empresas, consultorias de emprego e estar ativo em todas as plataformas, para poder participar dos processos seletivos.

É muito importante que o currículo esteja bem redigido, que seja direto e com os dados corretos e atualizados da sua carreira. 

Veja um artigo que escrevemos sobre como formatar um currículo campeão clicando aqui

3 – SAIA DA ZONA DE CONFORTO E VOLTE PARA A ROTINA 

Enfrentando o desemprego(2)
É necessário criar um novo hábito, uma nova rotina e administrar o seu horário com cautela, pois o seu EMPREGO AGORA é procurar EMPREGO e para isso demanda tempo e muito esforço.  

Movimentar-se, fazer alguma coisa tanto para manter a sua mente ocupada e trabalhar em prol do seu desenvolvimento, sendo assim, uma ótima oportunidade de fazer enquanto está em busca pela sua recolocação.

Só porque seu trabalho anterior terminou não significa que você não tenha um emprego atual. Seu trabalho atual será este! Então dedique algumas horas por dia em busca de emprego.

Isso pode incluir a visualização de anúncios, o contato com pessoas que são pessoas em potencial em sua rede de contatos, busca de vagas em sites especializados.

Você pode esperar que haja muitos becos sem saída, mas procurar oportunidades exige persistência. 

Saiba que você é dono de uma empresa chamada “EU” e nela tem que haver muita dedicação, respeito, profissionalismo, comprometimento com os horários estipulados, uma política rígida quanto a motivação, controle financeiro e de tudo que sua empresa “EU” precisa.

No primeiro momento sua empresa precisa de disciplina quantos aos horários e uma nova rotina.

A rotina dá um propósito para a vida e te faz focar nas coisas que fazem sua vida ser mais suave.

A rotina deve ter períodos para você ficar sozinho, buscar vagas e outros para você ficar com sua família e amigos.

4 – CONTINUE APERFEIÇOANDO-SE

Enfrentando o desemprego(3)

Os profissionais que conseguem os resultados mais rápidos são aqueles profissionais decididos, que sabem o que querem, que aprendem e aplicam na prática, olhando somente para o objetivo final! 

Agora que você já compreendeu a importância de buscar vagas de forma certa, é o momento de ter uma rotina de estudos. Isso mesmo. Você tem que se manter atualizado com sua área de atuação.

Existem muitos cursos online, livros, Youtube, TED, blogs e muito conteúdo bom na internet de forma gratuita.

Estude algo que precise aprimorar ou aprender, que lhe seja útil profissionalmente e que você goste.

Aqui na Opus temos uma parceria com o maior centro de treinamento e certificação da América Latina para oferecer CURSOS ON LINE para você fazer um upgrade na sua carreira e se diferenciar no mercado de trabalho. 

São mais de 140 cursos disponíveis para você estudar sem sair de casa.

Já que você chegou até aqui, aproveite e inscreva-se em nossas aulas gratuitas. Clique aqui

5 – PROCURE APOIO QUANDO ACHAR NECESSÁRIO

Talvez você esteja a um bom tempo fora do mercado, já realizou várias entrevistas ou tem tido dificuldades para conseguir até uma entrevista. Saiba que podemos te ajudar.

E mesmo que você pense que não é necessário um profissional para desvendar os segredos de uma boa recolocação, saiba que às vezes você acaba gastando muito mais tempo e energia para alcançar um resultado que poderia ser conquistado em um tempo bem menor.


O mercado de trabalho mudou muito e através do Programa de Apoio à Transição de Carreira – Outplacement, vamos te dar condições para você conquistar sua recolocação ou realizar uma transição de carreira.

Dessa forma, reduzindo as adversidades provocadas pelo período de desemprego ou de um mau planejamento de transição.

Acredite, você não está sozinho. Clique aqui e conheça o Programa ou assista o vídeo a baixo para mais informações ⤵

CONCLUSÃO

Seja flexível.

Neste período é importante que você esteja aberto a novos desafios na carreira, como trabalhos temporários, freelancer e até mesmo em outra área, do mercado de trabalho.

Continue em busca de oportunidades, mas também se dedique à novos projetos. O importante é não ficar parado ou deixar que a energia negativa o contagie. 

Se você gostou das dicas que falamos nesse artigo, não esqueça de compartilhar. Se tiver alguma dúvida, coloque nos comentários ⤵ Ficaremos felizes em te responder 😉 

Comments

comments

Deixe um comentário