O guia completo para ter um currículo campeão

[Currículo campeão] Já pensou em como o seu currículo influencia na tomada de decisão de um recrutador? Ele é a porta de entrada para participar de qualquer processo seletivo, seja você um auxiliar ou um diretor, o currículo é a sua apresentação profissional.

Você já sentiu aquela sensação de ter um currículo “mais ou menos”, mas não sabe como melhorá-lo? Resolver esse problema, pode mudar completamente a sua busca incansável por oportunidades melhores. Vem comigo nessa aventura para descobrir como ter um currículo campeão?

Se você quer saber como fazer o seu currículo ser destacado na multidão e alcançar resultados impactantes, continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

1 – Um currículo perfeito, por onde começar?
2 – Respeite a ordem natural das coisas
3 – A sinceridade está acima de qualquer coisa
4 – Turbine o seu currículo com o Outplacement

Gostou do que vem por aí? Aproveite e já compartilhe esse artigo, para que cada vez mais pessoas acessem esse material.

1-  UM CURRÍCULO PERFEITO, POR ONDE COMEÇAR? 

 

man-3365368_1920

Todo mundo (ou quase) já sabe que ter um currículo bem feito não é sinônimo de sucesso na carreira ou de vaga garantida, porém é um dos primeiros passos para se apresentar diante das oportunidades.

Pode ser que nem tenha passado na sua cabeça, mas o seu currículo pode ter sido rejeitado de alguma seleção, justamente por causa da aparência e do excesso (ou falta) de informações apresentadas, normalmente por falta de informações, como temos visto aqui na empresa. Ter experiência e formação é muito importante, mas não saber como colocá-los no currículo, pode te prejudicar (e muito).

 

Conhece aquela famosa frase “menos é mais”?

 

Pois é, tem muita gente que leva muito a sério essa frase. Infelizmente a gente vê currículos bons, de profissionais que ficaram mais de 5 anos dentro de uma empresa, mas descrevem suas atividades em 4 palavras. Acredita?!

Por outro lado, temos profissionais que entregam currículos com 4, 5, até 6 páginas e acabam cansando os olhos de quem está olhando. Então, 1º passo para ter um currículo campeão é buscar harmonia. Evite detalhes em excesso, mas não deixe informações importantes de fora. Nem tão longo, nem tão curto. Tenha objetividade.

 

Um currículo de uma página não é sinônimo de ruim da mesma forma que um currículo de 10 páginas não é sinônimo de bom.

 

Não importa o quão grande você é (gerente, líder, supervisor, gestor), em algum momento de sua carreira você vai precisar de um currículo, e estamos aqui para lhe dizer como criar um. E não apenas qualquer currículo, um currículo profissional (campeão).

As empresas usam currículos como uma forma de visualizar rapidamente potenciais candidatos, selecionando apenas os indivíduos que eles acham que são adequados para o cargo, por isso, ter certeza de que seu currículo está perfeito, é absolutamente vital.

Aqui, deixe-me orientá-lo através de um pequeno cenário exemplo e veremos o quão importante esse pequeno pedaço de papel é:

Imagine que você é um gerente de uma grande empresa. Possui uma rotina agitada e é seu trabalho encontrar o candidato perfeito para uma posição aberta na empresa. Você divulgou a vaga e no dia seguinte recebeu uma resposta avassaladora.  Sua mesa está COBERTA com vários currículos. Pilha após pilha. Tudo o que você precisa é aquela pessoa qualificada, mas, à medida que você olha através das pilhas de papelada, você sente que seu estômago começa a amarrar.

 

Estes currículos são uma bagunça. A maioria deles são desleixados, com erros de ortografia, títulos confusos e listas de qualificações que não têm ABSOLUTAMENTE NADA a ver com o cargo que você tem em aberto na empresa. Você precisa de um especialista em marketing e um terço desses resumos tem coisas como “auxiliar administrativo” e “profissional em comércio internacional” listados. Como isso é relevante?

 

Você esvazia seu lixo, com todos esses candidatos rejeitados. Você continua a espalhar a pilha de papéis, seus olhos crescendo com cada rejeição. Você está com sono, está entediado e está frustrado. NINGUÉM realmente se qualifica para esse trabalho? E então você vê isso. Um currículo único, limpo, nítido e claramente escrito. A fonte é profissional, o layout está bem organizado e pensativo e as qualificações são, tudo o que você procurava! Você sorri, enquanto lê e seus olhos pesados ​​de repente ficam abertos quando você percebe que você tem alguém aqui que pode realmente fazer o trabalho! Você cuidadosamente colocou esse currículo para o lado, pegou uma caneta e escreveu por cima dele:Entreviste ESSE”.

Agora você entendeu a importância de ter um currículo que seja capaz de diferenciar você, das outras pessoas?

Certo, etão chegou a hora de arregaçar as mangas e por mão na massa. É por isso que criamos essa fantástico artigo para transformar o seu currículo normal, em um verdadeiro campeão e garantir que o seu currículo se destaque entre a concorrência.

2 – RESPEITE A ORDEM NATURAL DAS COISAS

Gostou da primeira dica? Então você vai amar o restante das orientações que vamos te dar.

Nessa segunda dica, queremos que você faça um teste. Separe dois livros (um até 100 páginas e o outro a cima de 400 páginas). Mostre esses dois livro a um amigo e peça para ele escolher um deles para levar para casa e depois comentar sobre o livro com você. Com certeza o seu amigo vai querer ficar com o livro menor. A nossa mente se sente cansada quando vemos algo muito extenso.

Se vemos 4 páginas em um currículo, a sensação de cansaço já vem à tona. Da mesma maneira se vemos um currículo bagunçado, fora de ordem e mal formatado. Mas você deve estar se perguntando, qual é essa ordem?

Pense comigo, qual é a informação mais importante do seu currículo? Talvez você deve ter respondido suas experiências, mas a verdade é o seu nome. Antes mesmo de querer ver suas últimas empresas ou sua formação, o recrutador vai querer saber quem é você. Entendeu a ideia?

O seu currículo precisa respeitar uma ordem de importância. Veja a nossa dica:

Início do currículo
Coloque no topo seus dados pessoais: nome completo e endereço. Logo abaixo, informe seus contatos (telefone, e-mail, LinkedIn), estado civil e idade. A foto é opcional, fica ao seu critério em querer colocá-la.

curriculocampeao-01-01

Objetivo
Indo a diante, coloque um título objetivo ou área de interesse. Nesse campo você irá dizer sobre a área que você pretende atuar e se preferir, pode escrever uma pequena introdução do seu currículo.

curriculocampeao-2-02

Formação
Após coloque sua formação, cursos e idiomas.

curriculocampeao-3-03

Experiências Profissionais
Agora sim você irá colocar suas experiências profissionais. Talvez você esteja se perguntando, coloco apenas as últimas 3? Negativo. Mas se eu colocar todas, não ficará com muitas páginas? Por isso que você precisa avaliar quanto de espaço já foi utilizado.

Lembre-se de sempre colocar as datas de entrada e saída da empresa (caso já tenha saído). Esse tipo de informação é extremamente obrigatório.

curriculocampeao-4-04

Por último, coloque as informações que não se enquadram em nenhum outro item, como viagens internacionais, workshops ou serviço voluntário.

Fontes

curriculocampeao-10
Claro que você quer que o seu currículo se destaque, mas pelas razões certas e você tem que entender que a análise do recrutador começa já na primeira impressão.

Seu currículo é uma ferramenta de marketing, e isso significa, que ele deve ser apresentado de forma profissional. Observe a palavra profissional. É isso mesmo. Ele precisa ter esse aspecto.

Deixar de lado fontes esquisitas e sem aparência “profissional”, entra nessa lista. Então por gentileza evite usar a fonte Comic Sans. Quem já vai levar essa fonte a sério? Infelizmente ninguém. A fonte é usada para Gibis infantis.

Você tem de 10 a 20 segundos, para fazer uma primeira impressão com o seu currículo. Então faça valer a pena.

Se o seu currículo é desleixado ou tem fonte não profissional, as probabilidades são que os 20 segundos vão terminar em um feedback negativo.

É claro que existem centenas de fontes disponíveis para escolher e escolher o caminho certo pode ser difícil. Nós já discutimos, Comic Sans (não), mas quais fontes são boas para usar?

Existem duas categorias de fontes. Serif e San-serif .

As fontes Serif são fontes estilizadas com caudas e outras marcas (sutis) decorativas. Exemplos de fontes serif incluem Times New Roman . Eles são percebidos como confiáveis, autoritários e tradicionais.

Outras fontes serif incluem: Bell MT , Bodoni MT , Bookman Old Style , Cambria , Goudy Old Style , Calibri , Garamond e Geórgia .

As fontes San-serif também são caracterizadas como sendo mais simples e sem frescura. Elas incluem Helvetica Arial e estão associadas a serem limpas, universais, modernas, objetivas e estáveis.

Exemplos de fontes san-serif incluem: Verdana , Trebuchet MS , Century Gothic , Gill Sans MT , Lucida Sans e Tahoma .

Mas afinal, qual é a melhor fonte? Depende de você, mas escolha uma que tenha legibilidade (seja visível).

Você precisa ter certeza de que seu tipo de letra é fácil de ler e aparece bem, tanto na impressão como na tela, independentemente da formatação ou do tamanho.

3 – A SINCERIDADE ESTÁ ACIMA DE QUALQUER COISA 

curriculocampeao-08

Um dos grandes pecados capitais é faltar com a verdade, justamente em épocas de desespero. A tentação de querer dar um “up” no currículo é alta, mas a verdade é que uma hora ou outra, o candidato é pego na mentira.

Ainda assim, parece brincadeira, mas é comum as pessoas exagerarem, principalmente quando se refere ao domínio do inglês. Alguns se dizem fluente, mas não conseguem fazer uma entrevista em outro idioma.

Muitos candidatos insistem em rechear seus currículos com ficção, mas a nossa dica é: faça um currículo sincero, mesmo que o currículo fique menor, mas assim você não será surpreendido e ter que se contradizer posteriormente. Mais vale você ser franco e dizer que não possui e está disposto a aprender, do que dizer que tem tal habilidade.

4 – Turbine o seu currículo com o Outplacement
business-3224643_1920

Então, aprendeu como fazer um currículo? Mas achou difícil ou quer poupar tempo, para se focar apenas na busca de vagas?

A Opus oferece através do programa de Apoio à Transição de Carreira – Outplacement, acompanhamento para criar um currículo único e personalizado para você.

Sabemos que essa fase (de recolocação) é tão crucial e delicada.

Através do programa, nossas consultoras irão auxiliar na elaboração do seu currículo e não apenas só isso, irão te apoiar para se tornar o melhor candidato para os processos seletivos, que demais né?!

O programa de Apoio à Transição de Carreira – Outplacement realiza busca de oportunidades fora da Opus, assim aumentando muito mais suas chances de recolocação. Quer ter mais detalhes sobre o programa? Clique aqui

CONCLUSÃO

Chegamos ao final desse guia de como ter um currículo campeão. Lembre-se que o seu currículo é único e deve ser feito com muita cautela. Se certifique de mantê-lo curto, agradável e relevante.

Agora leia novamente este artigo e pegue aquele currículo antigo que você tem e veja onde você pode melhorá-lo.

Antes de terminar o artigo, para você que gosta de uma revisão, veja comigo:

1) Seja claro
As pessoas precisam olhar para seu currículo e saber imediatamente se você está qualificado ou não para a vaga.

2) Estética Agradável
O seu currículo precisa ser uma obra de arte. Deve ser limpo, conciso e ter uma estrutura simples, que convida um leitor a olhar para ele e imediatamente saber o que está olhando. É equilibrado e flui entre as seções de forma suave. Não está lotado, as margens são limpas e a fonte é profissional. Também é desprovido dos erros de português.

3) Tenha tudo completo
Inclua tudo que é importante. Não esqueça do seu nome, número de telefone atual e endereço de e-mail, uma lista de todos os trabalhos que você realizou (em ordem cronológica inversa), formação e qualquer informação direcionada que ajude o recrutador a perceber que você é o candidato perfeito.

4) Preciso
Os trabalhos listados também incluem seu título, o nome da empresa ou organização com a qual você trabalhou, a cidade e o estado onde trabalhou e os anos em que trabalhou.

5) focado
O recrutador pode olhar para o seu currículo e imediatamente saber o que você está solicitando e o que você traz de valor para a empresa. É claro e conciso. Não há confusão sobre o que você quer e o que pode fazer.

6) Curto
Uma página para duas páginas já está ótimo, dependendo do seu campo, nível de experiência e conjunto de habilidades. Não aborreça as pessoas com detalhes, mantenha-os querendo mais.

7) Relevante
Nunca inclua nada em um currículo que diga suas afiliações políticas ou religiosas.

8) Profissional
A palavra “profissional” inclui fontes, layout e papel, bem como conteúdo. Novamente, isso é para um trabalho e deve ser usado como tal. Esta não é uma plataforma para declarações pessoais ou uma novela que detalha todos os trabalhos que você já teve desde o seu nascimento. É impresso em papel de alta qualidade com uma cor adequada e está limpo de manchas, lágrimas ou rugas.

Comments

comments

Deixe um comentário